COMEÇANDO O ANO COM NOTÍCIA IMPORTANTE: CRÉDITO DEVE TER TIDO ALTA DE 10,8% EM 2024, LIBERADO PARA RECURSOS ÀS FAMÍLIAS, DIZ FEBRABAN
- terracredvendas01
- 22 de jan.
- 1 min de leitura
A carteira de crédito cresceu ano passado, chegando a atingir o total de 10,8% de alta. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), este avanço será liberado pelo crédito às pessoas físicas, que deverá registrar expansão de 11,9%.
Com base nas informações advindas dos principais bancos do país, que representam de “42% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional”, como explica o site Isto É Dinheiro.

Outro importante ponto abordado pelo site, explica sobre a carteira de crédito: “A carteira para pessoas jurídicas deve mostrar alta de 9,1%, impulsionada pelos programas públicos criados ao longo do ano e pela sólida recuperação da carteira com recursos livres, após o estresse enfrentado em 2023, segundo a Febraban” (Isto É Dinheiro).
Em relação as concessões do ano de 2024, observa-se que o crédito para empresas poderá fechar o ano com 16,9% de elevação. Já concessões para famílias, o crescimento chegou a atingir 13,3% em 2024.
“Em resumo, tanto o saldo quanto as concessões de crédito mostraram um expressivo avanço em 2024, sendo um vetor importante para a expansão da economia. Tal movimento pode ser atribuído à queda da taxa Selic no primeiro semestre, à melhora dos índices de inadimplência, ao mercado de trabalho aquecido e à normalização na carteira PJ com dissipação dos efeitos negativos decorrentes dos casos Americanas/Light/Oi em 2023”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia da Febraban.
Fonte: site Isto É Dinheiro.

Comentários