VOCÊ JÁ SABE COMO FUNCIONA O SAQUE ANIVERSÁRIO? E O SAQUE RESCISÃO?
- terracredvendas01
- 5 de mar.
- 2 min de leitura
Vamos entender:
No ano de 2020 foi aprovado e iniciado o saque aniversário, modalidade criada pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que decidiu implementá-la na intenção de colaborar com o trabalhador formal. Com este serviço oferecido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o empregado em conformidade com as regras, poderia sacar uma porcentagem do valor disponível para ele, no mês do seu aniversário!
Entretanto, a decisão de sacar o FGTS, na modalidade de saque aniversário, ocasionava uma indisponibilidade de ter o valor integral quando o trabalhador fosse demitido da empresa, por um período de dois anos. Apesar disso, o servidor poderia alterar a modalidade sempre que quisesse.
Mesmo sendo de grande ajuda aos trabalhadores este valor antecipado, alguns não tinham conhecimento das regras, e não sabiam que acabariam tendo o saque rescisão bloqueado, enquanto usassem a modalidade de saque aniversário. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirmou que não haverá mais este problema, pois serão determinadas as regras e passadas a todos os beneficiários do FGTS.

Já no saque rescisão, único modelo até janeiro de 2020, apresenta a possibilidade do trabalhador receber o valor do seu FGTS quando fosse demitido da empresa sem justa causa, sendo uma ajuda de custo para se manter enquanto busca outra opção de serviço.
O site Isto É Dinheiro ainda explica: “Diferentemente do saque aniversário que permite acessar partes pequenas do dinheiro anualmente, o saque rescisão ficará guardado para o momento do fim do contrato de trabalho. O trabalhador fica assim sem a extra anual, porém com uma reserva maior para o momento da demissão”.
Para que você possa ter acesso e saiba qual a modalidade está usando, acesse o aplicativo FGTS, e faça seu cadastro. Através do App você pode conferir está e outras informações sobre seu benefício, além de trocar de modalidade, negociar empréstimos, etc.
Sobre a troca de modalidade, o site afirma: “A troca da sua modalidade de sala também é feita no campo “Sistemática de saque do seu FGTS” no aplicativo. É importante destacar que há um prazo de dois anos para que a mudança entre em vigor” (Isto É Dinheiro).

O Ministério vai liberar o dinheiro do FGTS para os trabalhadores que possuem carteira assinada e estão cadastrados com a modalidade de saque aniversário, sendo pago valores de até R$ 3 mil, em 6 de março de 2025. A segunda parcela, caso o valor seja maior que 3 mil, será depositada em 17 de junho deste ano.
Para usuários sem conta cadastrada, a parcela de até R$ 3 mil será liberada nos pontos de atendimento nas seguintes datas:
06/03 para nascidos entre janeiro e abril;
07/03 para nascidos entre maio e agosto;
10/03 para nascidos entre setembro e dezembro;
Fonte: site Isto É Dinheiro

Comentários