CONSIGNADO PRIVADO: ENTENDA AS CONSEQUÊNCIAS DESSA PROPOSTA NO BRASIL
- terracredvendas01
- 24 de fev.
- 2 min de leitura

Antes de uma explicação sobre o crédito consignado privado, devemos compreender:
O que é um crédito consignado?
R: Se trata de um valor emprestado do banco, adquirido por trabalhadores, cujas parcelas para devolver ele, seriam descontadas diretamente da folha de pagamento, tendo uma taxa de juros em sua devolução.
Atualmente, alguns beneficiários em específico podem adquirir esta modalidade, sendo eles: servidores públicos, beneficiários do INSS, trabalhadores de empresas privadas e que possuem convênio com os bancos que oferecem tal serviço.
E qual a novidade?
O crédito consignado privado, uma modalidade até então restrita a alguns beneficiários, vem sendo analisado pelo governo brasileiro, para ser liberado e expandido o acesso a qualquer pessoa com carteira de trabalho assinada, afirma o ministro Fernando Haddad.
O ministro ainda diz que há uma vantagem relevante aos bancos, visto que, neste tipo de proposta, o valor cobrado é descontado diretamente do pagamento do beneficiário, o que garantiria menor probabilidade de danos aos prestadores de serviço. Além disso, as taxas poderiam ser reduzidas, chegando a ter uma queda de 5,5% para 2,5%, afirma Haddad.
A instituição Banco do Brasil, líder em concessão de crédito consignado no país, tendo como porta voz a presidente Tarciana Medeiros, afirma que a modalidade deve ser lançada em março deste ano, e que já possuem clientes interessados.
Haddad também se pronuncia, em entrevista para a ICL Notícias, que os clientes que já possuem empréstimos com juros mais altos, podem migrar para a nova modalidade e se beneficiar com juros menores.
O site Isto É Dinheiro, afirma em sua página: “será eliminada a necessidade de convênio por parte de seus empregadores para solicitar crédito. Os pedidos poderão ser realizados apenas com as informações do e-Social, um sistema digital que centraliza dados trabalhistas dos brasileiros”.
Está decisão acarretará em um crescimento significativo do mercado, como explica o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney. O tamanho do crédito consignado para funcionários privados pode crescer dos atuais R$ 40 milhões para cerca de R$ 120 milhões.
Fonte: site Isto É Dinheiro

Comentários