PIX POR APROXIMAÇÃO: JÁ SABE COMO USAR?
- terracredvendas01
- 24 de fev.
- 2 min de leitura

Nesta sexta-feira do dia 28 de fevereiro, para os bancos que participam do Open Finance será obrigatória a oferta do Pix por aproximação. Algumas instituições já estavam aderindo ao uso desta modalidade de pagamento, mas a partir de agora, a obrigatoriedade está valendo para todas. O cliente pode aproximar seu aparelho da maquininha para pagar a conta.
Para a tomada de decisão, o Banco Central analisou uma pesquisa feita com seus usuários, e compreendeu que cerca de 30% não utilizavam ou não preferiam o pix, devido a necessidade de acesso ao aplicativo do banco, e preferiam os cartões físicos por aproximação.
Já para os sistemas de Apple Pay e Samsung Pay, a modalidade ainda não está liberada, visto que ambas não são declaradas "iniciadoras de pagamento". O site Isto É Dinheiro ainda completa: “Tanto Apple quanto Samsung não são instituições cadastradas no BC e não fazem parte do sistema Pix”. Já a instituição Google Pay, está liberado os seguintes parceiros: Itaú, C6 e PicPay. Mas a mesma afirma que logo haverão novos aliados aceitos neste sistema.
Para alguns bancos, a modalidade de pagamento já estava sendo utilizada, com grande satisfação e oportunidade. Dois exemplos que utilizavam está estratégia são: Banco do Brasil e Bradesco. A ferramenta facilitou aos usuários dos bancos, o que gerou maior benefício a empresa.
O site Isto É Dinheiro explica como funciona: “A parte que for receber usará a maquininha digitará um valor e selecionará a opção pagamento via Pix, a mesma utilizada para pagamento por QRCode. Em seguida, o usuário somente aproximará o seu celular da maquininha e receberá as informações da transação para confirmá-la. O Pix então será efetuado após o usuário colocar sua biometria no celular”.
Fonte: site Isto É Dinheiro

Comentários